terça-feira, 27 de maio de 2014

Debate sobre a Avaliação na Escola

 Antes da aula...
DADOS LEVANTADOS NO DEBATE SOBRE A EETCS:

  1. Alunos sem base em cálculos básicos, com dificuldades de ler e interpretar textos.
  2. Alunos não estudam em casa. Não efetuam atividades na aula e nem em casa.
  3. 10% vem de escolas particulares e aproximadamente 90% vem de escolas municipais.
  4. Em média, 50% dos alunos não estão atingindo os objetivos proposto pelos professores. Fato percebido após a correção de provas e trabalhos coletivos e individuais.
  5. Alguns alunos não respondem questões ou escrevem bobagens nas avaliações individuais. Percebe-se um descredito sobre a importância de saber.
  6. Hoje em dia a escola assumiu responsabilidades que antes eram dos pais – valores básicos. A sociedade deposita na escola responsabilidades da família.
  7. Papel da escola é preparar para a vida – ensinar o básico! Que compreende: ler, escrever, interpretar textos pequenos e lidar com as dificuldades de viver em sociedade. Valores éticos e morais.
  8. Professores precisam escutar os problemas pessoais dos alunos e encaminhar para profissionais na escola ou fora dela (psicólogos)
  9. 100% dos professores estão muito preocupados com o rendimento dos alunos e não concordam de ensinar o o básico.




Escola é lugar de conviver, de estudar e aprender.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Estudo do Módulo I

  "O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente". 
(Antonio Nóvoa)

 Parabéns aos professores que estão empenhados na formação continuada  do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Estudo do Caderno V Etapa 1


No dia 05 de maio foi realizado o segundo encontro de estudo da formação do Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio. Houve uma reflexão e discussão do Módulo V. Dentre os tópicos abordados alguns ganharam mais destaque como: a importância da transparência e prestação de contas na Gestão Democrática; o poder do Conselho Escolar em uma Gestão Democrática; a gestão do trabalho pedagógico – Projeto Político Pedagógico.

Neste dia foi sugerido a criação de um blog para servir de comunicação e registro de atividades. Todos os presentes adoraram a ideia de compartilhar informações via web. Então, foi cadastrado o endereço URL http://pactoeetcs.blogspot.com.br/ para ser utilizado pelos participantes e fortalecer ainda mais o compromisso com a aprendizagem e reflexão proposto para formação de professores.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Abertura Curso de Formação

No dia 24/04 foi realizado o primeiro encontro  da formação dos professores e coordenadores pedagógicos que estão participando do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Esse encontro foi destinado a abertura e apresentação da proposta, cronograma e metodologias que serão utilizadas para essa formação.